BIOGRAFIA

Radialista formado em Comunicação Social pela FAAP, Henrique Zambelli é diretor, roteirista, tradutor, apresentador e ator.

Atuou no SBT como adaptador de textos das novelas Pérola Negra (1998), Pícara Sonhadora (2001), Amor e ódio (2001/2002), Marisol (2002), Jamais te Esquecerei (2003), Canavial de Paixões (2003), Esmeralda (2004, trabalho que lhe rendeu indicação para o Prêmio Contigo de Novelas), Cristal (2006), além de traduzir os textos originais das novelas Maria Esperança (2006/2007) e Amigas e Rivais (2007), e outras novelas ainda inéditas no Brasil. Também foi roteirista de episódios do programa Teleteatro (1998), dirigido por Crayton Sarzy, e adaptou a série de episódios do sitcom Nina e Nuno do Programa Charme com Adriane Galisteu (2004/2005), dirigido por Nilton Travesso. Em 2007, a convite de Silvio Santos, foi Diretor Geral e Roteirista Final do programa humorístico Sem Controle (2007).
No teatro, colaborou com textos para shows de humor e stand-up, e foi autor e diretor das comédias A Segunda Dama - que ficou em cartaz no Teatro Santo Agostinho em 2011, e, em 2012, com o grupo Conta e Encanta de Belo Horizonte - e a comédia A Vida Secreta de Uma Estrela Pornô (2014), além de ser autor da comédia A Vida Secreta das Assistentes de Palco (ainda inédita nos palcos).
Como ator, participou dos espetáculos Como Deletar Meu Casamento (2012), dirigido por Geovana Tengelmann (cujo texto original também foi de sua adaptação), Drâmico - do Drama à Comédia, O Sumiço do Anel da Pedra Verde e Um Anjo em Minha Vida (2014), produzidos pela Cia Curanista de Teatro. Dirigiu o musical infantil A Turma da Joaninha Douradinha e atuou no espetáculo O Sapateado do Bode (Furreba's Lovers), com direção de Luiz Cláudio Cândido do Coletivo Descon.


Como apresentador, comandou o Programa Henrique Zambelli, show de variedades e entrevistas ao vivo pelas webtvs TV Facebook e Kaz Tv, e também participou como debatedor do quadro do Programa Mell TV da TV Orkut.
No rádio, apresentou o Programa CDteca do Zambelli, pela web Rádio Elyte. Também foi roteirista e diretor do programa Ping Pong, apresentado pela atriz mirim Renata Randel pela Rádio Mundial.


Além disso, ministra cursos e workshops de roteiro, executa trabalhos de tradução para filmes e seriados, direção de vídeos institucionais, direção e produção de espetáculos teatrais, eventos, criação de roteiros sob encomenda, e participa como ator de programas de tv, novelas, comerciais, eventos e campanhas publicitárias.
Abaixo imagens de alguns de seus trabalhos artísticos: